Caminhadas e eventos marcam o mês de novembro no Geoparque Quarta Colônia

Caminhadas e eventos marcam o mês de novembro no Geoparque Quarta Colônia

Foto: Vicent Solar (Divulgação)


Andar sem pressa é uma das melhores formas de apreciar as paisagens e conhecer um lugar e sua gente. É por isso que o Geoparque Unesco Quarta Colônia tem investido na realização das Caminhadas na Natureza. Depois de mais de 200 pessoas terem participado do evento no final de outubro, em Nova Palma, agora em novembro serão realizadas mais três edições, em que os participantes irão apreciar as belezas naturais de Restinga Sêca, São João do Polêsine e Pinhal Grande, em parceria com a Emater e as prefeituras. Também neste mês, serão realizados eventos alusivos ao Dia da Consciência Negra, a 7ª ExpoRestinga e o PaleoDia, no Cappa.

No domingo passado, a Caminhada da Natureza percorreu Nova Palma. O encontro, realizado na área do camping do Balneário Municipal Atílio Aléssio, começou com um café da manhã oferecido pela prefeitura, às 7h30min. Michele Vestena, vice-diretora do Geoparque Unesco Quarta Colônia, enfatizou a importância desse evento para potencializar o geoparque. Depois, 205 pessoas fizeram o percurso de 10,5 km pelo interior do município. Além de atrair participantes de diversos estados brasileiros, como Pará, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, a Caminhada na Natureza em Nova Palma contou com a presença internacional de um participante da Polônia. Nessa que é considerada uma das trilhas mais desafiadoras do Geoparque Quarta Colônia, os caminhantes exploraram os morros da região e foram recompensados com vistas espetaculares de tirar o fôlego.

O jornalista e doutorando em Filosofia na UFSM Luiz Pereira da Costa Junior, 33 anos, que é natural de Juína (MT), ressaltou que a caminhada “foi uma experiência incrível que permitiu conhecer sobre o geoparque, as riquezas naturais ali encontradas e a importância de preservar este patrimônio”.
– Foi um intercâmbio onde tive oportunidade de conhecer de perto lugares e paisagens incríveis, pessoas e um pouco da cultura local. Brilhante iniciativa – afirmou.


Apoio

Havia toda uma estrutura, como carros de apoio, incluindo ambulância, e até lanches e almoço. Ao todo, foram servidos 218 almoços. O evento é importante também por envolver a comunidade local. Pelo menos 20 pessoas se envolveram na organização, 15 integrantes da comunidade prepararam o almoço e seis expositores de agroindústrias e artesanatos, da Comunidade Quilombola Vovó Isabel de Rincão Santo Inácio e da Associação dos Artesãos de Nova Palma, venderam seus produtos aos participantes.

Para Ana Wypyczynski Martins, 57 anos, diretora de Trilhas da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (AACS-SM), de Santa Maria, o evento “foi uma caminhada muito bem-organizada”:

– Começando com café da manhã, apoio no trajeto com lanches e água, almoço delicioso, retorno com ônibus para o ponto de partida e ambulância, o que transmitiu segurança aos participantes. Paisagens lindas e os obstáculos da trilha (subidas e o calor) fizeram com que buscássemos a superação física e psicológica – disse a funcionária pública estadual.

A próxima edição do Caminhadas na Natureza será no dia 11 de novembro, em Restinga Sêca. As inscrições devem ser feitas no site http://bit.ly/caminhadarestinga de forma gratuita. O café da manhã e o almoço, que são opcionais, têm custo. Em Nova Palma, por exemplo, o almoço saiu R$ 45.


PaleoDia

Também no próximo sábado, dia 11, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa), em São João do Polêsine, vai realizar mais uma edição do PaleoDia. Além de ver a exposição de fósseis e réplicas dos mais antigos dinossauros do mundo, os visitantes terão várias brincadeiras para a criançada. A entrada é gratuita.

 
O evento ocorrerá entre 15h e 19h, e não precisa agendar previamente.

O Cappa fica localizado em São João do Polêsine, na saída em direção a Faxinal. (Com informações do Geoparque Quarta Colônia)


O QUE ESTÁ PREVISTO  

Dia 11 (sábado)

  • Caminhada na Natureza, em Restinga Sêca – Saída às 7h30min de São Miguel dos Carvalhos. Percurso de 7km. Inscrições em http://bit.ly/caminhadarestinga. De graça. Só há taxa para almoço, que é opcional
  • Paleodia, no Cappa, em São João do Polêsine – Das 15h às 19h, com exposição de fósseis e réplicas de dinossauros, além de brincadeiras para crianças. De graça. Não precisa agendar, é só ir

Dias 17, 18 e 19 (sexta a domingo)

  • 7ª ExpoRestinga, em Restinga Sêca

Dia 18 (sábado)

  • Almoço alusivo ao Dia da Consciência Negra, em Dona Francisca

Dia 19 (domingo)

  • Caminhada na Natureza, em São João do Polêsine

Dia 20 (segunda-feira)

  • Dia da Consciência Negra, em Faxinal do Soturno


Dia 25 (sábado)

  • Caminhada na Natureza, em Pinhal Grande

  • Informações: www.geoparquequartacolonia.com.br, telefone (55) 99176-1816 e Instagram @geoparkquartacolonia


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem que morreu em acidente em rodovia da região tinha apelido herdado do pai Anterior

Homem que morreu em acidente em rodovia da região tinha apelido herdado do pai

Tertúlia Nativista, torneio de hipismo e finais do Campeonato Municipal de Voleibol são algumas das opções para curtir o fim de semana; confira Próximo

Tertúlia Nativista, torneio de hipismo e finais do Campeonato Municipal de Voleibol são algumas das opções para curtir o fim de semana; confira

Geral